Páginas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Recursos não tão conhecidos do Google pra organizar as nossas vidas

Eu sei que segundo a ordem cronológica, o próximo post deveria ser sobre o show do Starkid que fui no domingo! Mas acho que meu blog merece falar de coisas úteis uma vez na vida, então vou falar sobre utilidades do Google que descobri hoje!

Eu sempre ficava muito agoniada com esse negócio de favoritar sites. Quem me conhece sabe que eu sou mega organizada com meus arquivos e documentos, então sempre ficava aquela pilha infinita de sites sem ordem nenhuma... Outra coisa que me incomoda é ter que usar o navegador pra isso. Por que não online? Eu tentei por uma época usar o Delicious, mas achava um saco - tinha que logar com o meu e-mail do Yahoo... YAHOO!! Aff!! Eu acho que pra começar eu só fiz e-mail do Yahoo pra criar conta no Flickr, há muito tempo atrás... Outro que também está abandonado. E, sinceramente, no Delicious acho que o negócio é você ficar lá compartilhando e explorando os favoritos dos outros, mas eu não tenho muito saco pra isso. E quase ninguém que eu conheço usa, que eu saiba. Enfim...por diversos motivos, tava na hora de organizar a vida. Então, espertamente, perguntei ao Google! HOW TO ORGANIZE MY BOOKMARKS.

E, obviamente, a solução que adotei e já adorei foi o...



Google Bookmarks

Nunca tinha ouvido falar. Mas não é de se espantar - ele fica mega escondido. Mas sendo Google eu tinha que experimentar, porque pra mim é muito prático: eu fico com o Gmail ligado o dia inteiro. Eu uso Chrome em casa e no trabalho. Eu amo Google Docs, e o blog é do Google também. Eu uso Android. Eu faço absolutamente TUDO pelo Google. Hahahaha!

Clique em More... e depois em Even More!


Aí estáááá!


Então, clicando em Bookmarks (eu uso Google em inglês, em português deve ser favoritos né XD) você vai para uma página onde pode adicionar seus favoritos ali. Tá, é daí?

Primeiro, adoro esse novo layout do Google. É tão organizado! Já tinha amado quando ele entrou no Gmail e no Docs, e principalmente no Blogger. Enfim... Aí você pode marcar seus favoritos como Labels, o que acho ÓTIMO, muito melhor do que organizar em pastas... Tem links meus que estão marcados como Design/Blogs/Inspiração/Infográfico. Outros, como NYC/Turismo/Descontos. E por aí vai.

"Ah, mas tenho que entrar nesse link obscuro toda vez que quiser adicionaro um favorito?"
Não! A melhor parte é que você pode instalar na sua barra de favoritos um botão tipo o "Pin It" do Pinterest. Então quando estiver na página que quiser favoritar, clique nesse botão que abre um pop-up com as mesmas opções pra adicionar seu favorito (nome do site e url já vêm carregadas - você pode adicionar os labels e uma descrição).

A barra de favoritos antes não dava conta, e eu não organizava quase nada em pastas. A lista do lado ainda tem um scroll.


Limpo, organizado, e o melhor - ONLINE!


Agora eu posso abrir meus favoritos quando estiver, por exemplo, no trabalho. :) Yes!


Google Bookmarks no celular

E é claro que tem um aplicativo (não-oficial mas baixável no Google Play Store) com o qual você pode acessar esses links. A interface é daquelas super simples mas que dá conta do recado. E você também pode favoritar algo no Google Bookmarks quando estiver na internet do celular. No meu (Android), quando você estiver na página, clico em "more" > "share". Essa lista dá as opções de compartilhar por e-mail, por Facebook, e agora com o Google Bookmarks depois que eu instalei o app. (Não consigo mais viver sem smartphone. Coisa mais prática do universo!)

Outro do Google que uso direto no celular, além do Gmail (óbvio) é o Calendar... Mas esse já é mais pop e por isso não será assunto do post. XD





Google Tasks


Depois dessa grande conquista de ajeitar meus favoritos, me veio outra coisa na cabeça - será que já desenvolveram algo melhor pro Google Tasks? Porque no Gmail eu já achava horrível, aquela janelinha minúscula que mal merece respeito. E o app que eu tinha também era bem ruim, além de ser meio lento era ruim de usar, meio confuso.

Aí, fui pesquisar, e descobri que no celular é melhor você entrar em http://gmail.com/tasks do que usar esse app. Adicionei um atalho pra ele na minha Home do celular, e pronto. A interface é bem melhor! Diga-se de passagem, acho que esse app também era não-oficial, mas posso estar errada.

Tá, mas agora eu vou ter que ou ver no celular ou me conformar com aquela janelinha ridícula (porque isso não mudou)  no Gmail? Aí acidentalmente acabei descobrindo o...


iGoogle

Eu já tinha ouvido falar do iGoogle, mas não sabia direito o que era... Enfim, o que ele é na verdade é uma página à qual você pode adicionar alguns gadgets - de notícias, de receitas, data e hora, previsão do tempo... E Gmail. E Google Tasks. E Google Bookmarks.

Bom, a minha impressão sobre o iGoogle é: a interface é bem pobrinha. Muito decepcionante em comparação a essa nova interface bonita do Google. O gadget dos bookmarks é de chorar, é tipo um HTML sem CSS. Mas, a função me atende, então vou ficar esperando ansiosamente pelo dia que eu entrar no iGoogle e ele tiver mudado de layout repentinamente (como aconteceu com os outros produtos Google).

E, claro, coloquei essa página como página inicial do Chrome. Aí já vem tudo junto. Pra alguém como eu, googlemaníaca e com crises de consciência quando sabe que devia estar fazendo algo mas está procrastinando, ter o Google Tasks ali na minha cara quando abro o navegador é ótimo!


Google Drive

E nessas minhas pesquisas de Google pra lá e pra cá, eis que me deparo com o vídeo abaixo. Não testei ainda porque foi muita novidade pra um dia só. Mas parece bem promissor, ein?






Desculpem o post longo, mas espero que tenha sido útil! :)


---
EDIT 1: Acabei de instalar o Google Drive. Por enquanto tô achando parecido com Dropbox.
EDIT 2: Feliz dia dos namorados, Dê! (Só pra constar no blog <3)