Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Reasons to be Creative - dia 2

Parte 2 do Reasons! Se você não viu a parte 1, veja aqui!

No segundo dia, a primeira palestra foi sobre novidades da Adobe, mas a gente chegou atrasada e a parte que pegamos foi repeteco do Zombie Flash do dia anterior... Boooring! Mas, depois...


Jer Thorp

Esse cara é o máximo e foi a razão de eu ter descoberto o Reasons to Be Creative - eu descobri o site dele pesquisando pro meu trabalho de Creative Computing, e alguns posts dele foram o pontapé inicial pro meu trabalho. Ele trabalha com data visualization e Processing!! *__* Veja o Flickr dele se só quiser ver as imagens.



Ele falou sobre as empresas que roubam seus dados sem você saber e que não fazem nada de útil com (pelo contrário, vendem) sua informação (opportunistic sensing), enquanto as pessoas interessadas em desenvolver coisas de data visualization que necessitariam desses dados não tem acesso. O OpenPaths é uma plataforma que tenta ultrapassar esse problema.

Sobre visualização da informação, ele falou que é interessante fazer tanto trabalhos com dados "gigantes" como com dados pequenos, próximos a você, e falou que a diferença entre Data Visualization legal e a "sem graça", aqueles mesmos modelos de gráficos que servem pra tudo que é tipo de coisa mas não dizem nada,é que a gente tem que "incorporar as características do objeto do que estamos falando".

Enfim...alguns trabalhos dele! Não vou entrar em detalhes, vejam no site dele! :)

Visualização pra revista Wired, relacionada a padrões de telefonia


Visualização pra NASA sobre candidatos a micro-planetas (ele fez a interface gráfica, não a física)



Visualizações relacionadas às aparições dos personagens em todas as revistas dos Avengers!



Ela é designer de produto e trabalha com interfaces físicas e design emocional. Ela começou estudando engenharia e trabalhando pra um jornal que analisava produtos, então daí ela ter ficado tão íntima com interfaces físicas. Depois fez alguns trabalhos de web mas também colocando coisas bem "físicas". Agora, tem trabalhado com robótica, arduino... Uebaa!








Ken Perlin

Esse cara foi muuuito legal, ele mostrou 60 apps em Java que ele fez durante a carreira dele, a maioria com um quê educativo, em pouco mais de 1h! XD Foi muito intenso, e divertido! Ele é a maior figura. Vejam o site dele!







Outros menos legais/com menos material:

Doug Winnie: A palestra dele foi muito legal, mas meio motivacional (por isso não coloquei como um dos principais do post, mais por não ter muitas imagens), ensinando algumas coisas sobre como se organizar e priorizar as técnicas que você aprender. Resumindo: cada dia se exige mais do designer, saber mais coisas, e a gente acaba ficando meio perdido. Mas, "tendo um plano você pode mudar, não tendo um plano, você só tem o caos!". Fiquei empolgada e fiz um mural motivacional pra mim, com algumas adaptações! XD

Joshua Davis: Na verdade, era pra ter ido lá o Hillman Curtis. Mas ele faleceu em abril ou maio, e então essa sessão virou um tributo a ele, feito pelo amigo dele, o Joshua Davis - que levou vários filmes dele. O Hillman Curtis é um designer que depois começou a fazer vários filmes pra Youtube. Ficadica pra quem curte essa área mais de vídeo!

James Victore: falou sobre a importância de você se colocar no trabalho, se vendo como responsável por ele, que o trabalho não é apenas sobre agradar os clientes mas fazer uma diferença pro usuário e pra você mesmo, e mostrou alguns trabalhos.