Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Reasons to be Creative - dia 1

Quinta e sexta da semana passada eu e Renata fomos no Reasons to be Creative, uma conferência de design e programação que acontece aqui e em Brighton, na Inglaterra. E semana que vem eu tenho que apresentar no meu estágio as coisas que aprendi lá! Hahaha! Então vamos ao resumo da ópera, juro que vou (tentar) só me aprofundar só nos mais legais. Clicando nos nominhos deles vocês vão pro site de cada! :)

Aqui vão os do primeiro dia! Senão eu fico a noite inteira escrevendo! XD


Zach Lieberman

É um artista gráfico/digital que, aliás, dá aula na Parsons e é um dos fundadores do OpenFrameworks. Ele ficava muito frustrado com as ferramentar de desenho pra computador, então passou a criar suas próprias.

Um dos projetos iradíssimos é o iQ Font, uma fonte desenhada por um carro dirigindo!





Outro muito irado é o Paint With Your Feet, que pega dados de corrida gerados pelo Nike+ e cria pinturas exclusivas baseadas no seu ritmo, tempo etc.



Outro muito doido foi o Eyewriter, um dispositivo de eye-tracking que ele fez depois de um amigo grafiteiro ter tido uma doença e não poder mais desenhar. Os grafites dele são projetados na rua.






Paula Scher

Designer gráfica da Pentagram, com um trabalho muito legal principalmente (na minha opinião) em environmental graphics. Achei muito legal como ela faz coisas diferentes com o espaço e experimenta com escalas e materiais diferentes. Ela também tem um projeto pessoal de diversos mapas pintados, que não se preocupam em ter informação 100% correta mas são lindos! Adorei como ela falou das particularidades de se fazer design em Nova York, da vontade que fica de usar tipografias altas, condensadas, e da possibilidade de se fazer coisas diferentes de qualquer cidade ("uma companhia de ballet nunca poderia ter uma identidade preto e branco com letras sem serifas em qualquer cidade que não Nova York"),








(Isso é um dos mapas que virou a ambientação de um colégio no Queens.




John Maeda

Sim gente, eu vi o John Maeda ao vivo! Devo dizer que ele parece ser super acessível, aberto. Ele é presidente da RISD (Rhode Island School of Design) - aliás, a minha ex-roommate se transferiu pra lá! Enfim, ele não falou muito sobre o próprio trabalho mas sim sobre a importância do designer saber falar sobre si mesmo e sobre o seu trabalho pra conscientizar a sociedade da importância do mesmo. A bandeira que ele levanta é que se considera que STEM (Science, Technology, Engineering and Math) é o que vai salvar a economia, quando na verdade deveria-se considerar o STEAM, colocando um A pra Arts.

Ele falou que os artistas não conseguem viver sem um "struggle", e que o design serve para fazer soluções, enquanto a arte, para fazer perguntas. Ele fala que se entendêssemos arte, seria chato, odeia a frase "a forma segue a função" e que design é "playing tricks with people". =)

Como ele não falou do trabalho dele, não vou colocar imagens. Mas entrem no site, e ele tem vários livros também!



Jon Burgerman

Esse cara é uma figuraça! Ele é ilustrador, tem uma banda e é entusiasta de saladas, além de ser uma figura super excêntrica, que faz performances trabalhando de pizzaiolo, vai de pijama pra rua pintar etc. Muito divertido, e trabalho lindo!









Outros (não TÃO "uou"):
Lee Brimelow falou da importância do Flash no mercado dos games apesar do HTML, e mostrou, por exemplo, esse game com qualidade de console que roda no navegador (Flash + Unity).
Josh Nimoy faz trabalhos de programação e de motion graphics e inclusive fez alguns efeitos especiais pro Tron. Ele não pareceu muito apaixonado pelo o que faz não... Mas eu gostei MUITO desse joguinho aqui! XD
Seb Lee Delisle mostrou seu projeto PixelPhones que usa os telefones da platéia como telinhas e assim cria jogos coletivos. Foi bem legal, mas foi a única coisa que ele mostrou. Ele é super legal! E tem um podcast sobre creative coding.

Beijos!