Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Estágio em NY!

Então! Finalmente vou contar a historinha do estágio!!

Nós, bolsistas do CsF, ficamos aqui nos EUA no verão pra fazer estágios (preferencialmente) ou cursos de verão, na própria cidade ou em outra. Então senta que lá vem história!


Career Day
No final de abril, a Parsons organizou um AMT Career Day - tipo uma feira de estágio focada nas áreas de AMT: branding, design gráfico, animação, interação, web, motion etc. Imprimi meus currículos, peguei o laptop pra mostrar o portfolio e lá fui eu! Fiz entrevista com várias empresas e foi bem legal. A maioria das respostas foram elogiando meu trabalho, então foi um bom feedback de qualquer modo - mesmo pras que não tinham vagas abertas exatamente pra minha área. Obs.: essa feira foi mais voltada pra recém-formados ou formandos, por isso a maioria das ofertas era, a princípio pra empregos full time. Mas fui lá perguntar se tinha summer internship!



A maioria das respostas foi "gostamos muito do seu trabalho, por favor follow-up em mais ou menos uma semana" - obviamente os currículos da galera iam rodar dentro das empresas. Pareceram interessados, mas eu nunca sei quando os americanos estão sendo sinceros ou só sendo simpáticos! Hahaha! Uma das empresas foi bem fria, falando simplesmente "não somos os caras de interação, mas vamos mandar seu currículo pra nossa equipe de interação, mas mande de novo por e-mail relembrando". Outra foi super simpática e se interessou justamente por eu saber Design Gráfico também (um dos problemas que acho que acontece é que a galera que começa já focada em programação etc às vezes não fica com uma base muito boa em design gráfico em si...).

O que mais me surpreendeu foi um cara de uma empresa que não tinha nada a ver, mas ficou lá conversando comigo e quis ver meu trabalho pra dar opinião, e ainda me recomendou uma empresa que tinha a ver com o que eu gosto de fazer! Hahaha! Super gente fina.

Enfim, saí de lá feliz pelos feedbacks mas sem saber se ia receber uma resposta ou não.


Career Central, procurando por conta própria, me surpreendendo
A Parsons tem um website interno chamado Career Central onde (possíveis) empregadores postam sobre vagas abertas. Acho que não cheguei a mandar e-mail pra nenhum (com a loucura dos finals eu esqueci até de mandar o e-mail de follow-up pras empresas das entrevistas!). Mas mandei pra mais dois que encontrei por acaso na internet...
Mas aparecem oportunidades aparentemente boas no Career Central.

Antes que eu continuasse procurando, recebi uma resposta adivinha de quem? Da empresa que foi mais fria! Pelo visto meu currículo rodou lá dentro mesmo e me chamaram pra entrevista. Então marquei um appointment com o Career Services, o escritório de orientação profissional da Parsons, pra dar uma revisada no meu currículo e na cover letter.

Lá, o career advisor foi super legal, quis ver meu portfolio também e só sugeriu algumas mudanças no currículo: aqui nos EUA, o currículo tem que ter uma página. Se tiver mais, não vão ler. Então se vira pra resumir!! Enquanto que no Brasil, a ideia é colocar tudo o que você já fez.

Isso reflete a ideia de profissional daqui e do Brasil. No Brasil ser o famoso Pau-Pra-Toda-Obra é uma coisa boa, aqui o "melhor" é ser especialista. Como a Renata diz, o cara que anima a poeira do filme em 3d.


Entrevistas e respostas
Fui pra entrevista e foi bem legal, mas eles ainda iam ver outros candidatos e iam entrar em contato comigo. Mas não ouvi deles até hoje. Bom, o que importa é que nesse meio tempo aquela primeira que foi a mais legal comigo - a Sequence - me respondeu dizendo que queria me contratar. Eu aceitei, e cá estou! :) E depois disso, uma outra empresa me respondeu marcando entrevista, e mesmo já tendo um estágio garantido eu quis ir pra conhecer, só de curiosa! xD


Primeiro dia de estágio
Hoje foi meu primeiro dia na Sequence! Foi muito legal! As pessoas são muito legais e parece ser bem alto-astral. No fim da semana estaremos mudando de escritório - parece que é carma meu, todos os 3 estágios que entrei tinham mudança de escritório em menos de um mês ou estavam mudando na hora! Hahaha!

Estou bem animada, e estou trabalhando full-time, o que acho que vai ser bem legal porque vou aprender bastante. =) E mesmo trabalhando full-time acho que vai ser menos cansativo do que o período de aulas, porque trabalhando pelo menos você chega em casa e teoricamente acabou, né! O Spring semester foi mega cansativo, não deu pra relaxar nem fim de semana!! Ufa!