Páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

Eu e Nova York!

Hoje eu tava andando na rua indo pra faculdade, e tava fazendo um sol lindo, apesar de frio pra caramba, e os passarinhos e esquilos circulavam pela Union Square... E eu tava andando pela rua rindo sozinha. Não sei porque, mas estava muito feliz hoje!

Filosofia de boteco: acho que de repente fiquei feliz assim por causa de uma conversa aleatória com o caixa do Subway (uau ein) que me perguntou de onde eu era, e falou que eu não tinha cara de brasileira, etc. Depois disso, fiquei pensando sobre essas coisas, e sobre o que foi falado tanto no dia do visto pela moça da Education USA quanto pela galera da New School no dia do International Student Experience:

Quando você faz um intercâmbio, você passa por 3 fases: a fase do deslumbramento é a primeira, tudo é lindo e interessante; a fase da decepção, com as dificuldades de se ajustar; e por fim, a fase de sentir em casa, em que você tem momentos de felicidade e empolgação alternados com momentos de decepção e estresse...



Fiquei me perguntando em que fase eu tô. Eu não acho que passei tanto pela fase do deslumbramento, ou então ela não veio tão forte quanto eu esperava. Quer dizer, tem muitas coisas muito maneiras aqui, mas em nenhum momento eu me senti, sei lá, histérica (tá, a não ser quando eu vou à Broadway XD). Por outro lado, também não tenho passado pela fase da decepção tão fortemente quanto eu esperava. Ir ao supermercado é o meu maior estresse, quando quero comprar algo que não sei como é, essas coisas. A saudade da família e dos amigos é muito mais contornável e controlável do que eu esperava (Skype, te amo) - quando fico meio pra baixo com isso tento jogar pra frente e pensar, ao invés, em como vai ser bom revê-los quando eu voltar,mas não como é ruim não vê-los.

Se a "terceira fase" significa apenas "se conformar e misturar as duas fases", então de repente já estou nela. Mas se a terceira fase significa "se sentir em casa" plenamente, eu não sei se 1 ano é capaz de fazer eu me sentir assim. Será?

Não que eu vá ficar triste se não conseguir me sentir em casa. A posição de "outsider"é muito interessante! Você fica querendo absorver o máximo possível de tudo, e tudo é no mínimo interessante (pra bem ou pra mal) - o comportamento das pessoas, o vocabulário, os sotaques, os objetos...

Enfim, só queria externar isso! XD

Demian vai vir daqui a 15 dias, e eu mal posso esperar!!! E acho que vai ser bem legal, tendo alguém da família aqui, ver a diferença da minha primeira semana aqui com a mamãe (em que eu estava perdidinha!) pra agora ao ponto que eu já vou conseguir razoavelmente guiar alguém por aí. =)

Eu não estou aproveitando Nova York tanto quanto gostaria, porque estou sempre enrolada estudando pra caramba e fazendo trabalhos. Mas tudo bem! Espero que no verão eu aproveite mais (e que vai ser muito mais agradável do que esse tira-e-põe de casacos)! Mas, por enquanto, Nova York me parece um lugar muuuuito legal, muito mais do que eu imaginava. É muito mais agradável do que eu pensava! E gosto muito da liberdade que as pessoas tem, por exemplo, de se vestirem como quiserem. De comprarem uma marmita e comerem no meio da Union Square. De tocarem música no metrô...

Mesmo me sentindo às vezes um pouco sozinha, é bom pra refletir sobre as coisas das quais eu sinto falta e quais não. Ou seja, as que não me acrescentavam em nada e por algum motivo ou outro não conseguia me desvencilhar ou dar um basta... Pensamento meio de yoga, né, "deixe de lado tudo o que não te acrescenta" etc. Por outro lado, me sinto muito feliz por estar conseguindo me virar e com as pequenas conquistas do dia-a-dia, e principalmente por ter conhecido a Renata, a amiga-surpresa que é minha maior companhia agora, e por a gente ter se dado tão bem e ter tanto em comum! :)

Achei que esse post ia ser curtinho mas pra variar me empolguei! Desculpem!