Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mais aulas legais (semana 3) e notícias felizes

Space: Core Studio

Essa aula está sendo muuuito legal. Primeiro, a professora é muito autêntica e coloca a gente pra fazer uns exercícios que parecem de teatro e de coral! Estamos discutindo percepção na aula.

Lemos uns textos (uns livros, na verdade) essa semana: World of Perception, de Maurice Merleau-Ponty, e Eyes of the Skin, de Juhani Pallasmaa. Muito legais! Com algumas partes bem "mind-blowing". Gosto que os professores nos estimulem a ler! E não são coisas tão técnicas, mas sim mesmo de discutir várias coisas que tangem o design e a arte... Enfim, foi uma semana de muita leitura mas tô muito feliz! :) As discussões em sala foram muito legais.

Esses textos falam basicamente sobre percepção, como a nossa percepção é formada, como nos relacionamos com o espaço e com os outros, o uso de um sentido mais do que os outros, várias coisas desse tipo.



Também vimos um vídeo interessante. Pode até ser um pouco comercial de seguro de vida ou sei la, mas achei bem legal. Acho que é bem difícil não "se conectar" com nenhum desses momentos e acho legais alguns detalhes sutis, nas imagens e no som... Enfim. (Anna, acho que você vai gostar!!)



Também ouvimos um episódio do Radiolab falando sobre a nossa percepção do som. Vieram tantas coisas na minha cabeça, desde Bobby Mc Ferrin a ensaio do coral a De Volta Para o Futuro (!).

Pra semana que vem temos que ler Flatland, de Edwin Abbott. Eu comecei a ler já e tô achando bem interessante. Quando terminar, conto mais! Parece que existe uma animação do Flatland também.


Creative Computing
(assignment, a aula é amanhã só)

Apesar de ser uma aula mais técnica, sinto que vou ficar viciada em Processing... Hahaha
Hoje fiz meu primeiro assignment de Processing, que era basicamente desenhar algo irado. XD

Eu fiz uma escala de cor RGB circular, tendendo a branco no centro:


Pra quem não é dessas do design e tá se perguntando o que tem de mais nisso e o que é Processing (oi vó! =D), isso tudo foi feito com código, sem usar nenhum software de desenho. O Processing traduz vários comandos, escritos, para uma forma gráfica. Isso aí é só o início, porque dá pra fazer animações e muito mais...

Bom, ainda sobre o trabalho, as graças dele pra mim foram:

  • aprender a usar essa droga de comando "arc", e descobrir que usando "radians(45)" [o que quer dizer "o valor em radiano que equivale a 45 graus"] fica beeem mais fácil do que tentando lembrar das aulas do Jorge no ensino médio!
  • fazer na marra essa divisão com um monte de arcos.
  • fazer esse degradê pra branco arriscando já me meter a usar variável.
  • fazer tudo isso escalonável, de modo que se no programa mudar o tamanho da tela, a aparência fica a mesma (o que não aconteceria se eu configurasse tudo com valores fixos.
Enfim, nerdices a parte, Processing é lindo. <3 Espero que o professor curta o meu trabalho!


Coral

Após o coral que eu queria tentar entrar não ter me respondido, descobri uma coisa ainda melhor - consegui o e-mail da pessoa responsável pelo coro a cappella da faculdade! Vou fazer audição algum dia semana que vem. CAN'T WAIT *____________*

Eu tava aqui cantando hoje e pensando como esse treco de coral vicia. Caraca!!! Eu acho que nunca mais vou conseguir viver sem ter um coral pra cantar. Cantar já é algo ótimo em si, mas cantar acompanhado é awesome! Espero que as pessoas sejam legais. Parecem ser, pelo e-mail que recebi. :)

*_*

Boa noite!

(Só pra não dizer que não falei de comida hoje, desinstalei o app contador de calorias, hoje dei uma corridinha na esteira e essa semana comprei um muffin de blueberry muito bom, mas depois que comprei vi que tinha QUATROCENTAS CALORIAS, TÁ? EM UM MUFFIN. Nunca mais!!!!!)