Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Primeira semana de aula!

Bom, eu sumi, né? Essa semana foi tensa!! Já comecei me surpreendendo com alguns professores que mandaram e-mail com material ANTES DA PRIMEIRA AULA, tipo, como assim?! hahaha

Vou falar um pouquinho sobre as aulas (e vou repetir a do post anterior):


Aulas

Prototyping
Nessa aula vamos aprender a fazer protótipos de coisas. Não necessariamente protótipos físicos no sentido mais "projeto de produto" da coisa, mas no sentido de conseguir apresentar suas idéias de modo a serem compreensíveis pra outras pessoas. Por exemplo, o último trabalho vai ser fazer como se fosse um trailer de um filme, como protótipo de um filme (google na história dos irmãos Coen vendendo um filme só com o trailer!)



Essa disciplina tem um blog que é aonde a gente vai postar nossas respostas pros reading assignments, links interessantes etc. O professor dessa matéria é muito engraçado, ele mandou um e-mail que, entre outras coisas, falava que ele está sempre 1h antes e 1h depois da aula em sala, então podemos conversar com ele sobre o que quisermos, "que tipo de gato devemos comprar, se você deveria ou não sair com o Justin ou se ele só está te usando pra fazer ciúmes na ex-namorada etc" - palavras dele!! Hahaha!

Estou lendo um texto chamado What do Prototypers Prototype?, que parece ser bem legal e objetivo. E parece que questiona alguns dos conceitos clássicos de protótipo - pelo que já li até agora, começou a questionar a nomenclatura atual (baixa-resolução, alta-resolução, protótipo de papel, protótipo de madeira) dizendo que o mais importante a se levar em consideração é o OBJETIVO do protótipo, e não o material ou a quantidade de detalhe. Enfim, é bem interessante! O outro texto que ele passou tá muito complexo... Ainda não consegui "mergulhar" nele. Tenho que ler ambos e postar uma resposta escrita até segunda!


Scrapyard Challenge
Se eu tivesse visto esse nome estranho, eu não pensaria que é tão legal! Foi minha advisor que recomendou que eu fizesse. É uma matéria onde vamos pegar materiais que seriam jogados no lixo, especialmente lixo eletrônico, e fazer coisas legais, por exemplo, usando arduino. Vamos ter aulas introdutórias de sistemas elétricos, motores etc pra fazermos coisas legais depois.

Essa aula também tem um blog! A primeira tarefa foi tirar fotos de lixo das suas redondezas, e se possível coletar lixo eletrônico! Dei muita sorte pois no dia anterior tinha visto uma impressora e um fax dando sopa aqui no lounge do alojamento, então fui direto pedir pra pegar, a diretora do alojamento deixou e cá estou eu com as tralhas! Ou seja, um trabalho que possivelmente seria um pesadelo pra mim que estou aqui há menos de duas semanas, foi super rápido! Thumbs up for living in a dorm!

São dois professores, e essa aula na verdade é uma extensão de um workshop que ele têm dado ao redor do mundo, com duração variável dependendo do objetivo. Aqui está o site deles: www.scrapyardchallenge.com. É bem experimental! Embora os resultados possam não ser coisas lindas, acho que vai ser bem divertido!


Space: Core Studio
É uma matéria na qual vamos explorar espaço e percepção. Os projetos, mais pra frente, serão bem flexiveis, sendo possível fazer instalações, objetos interativos, performance... É bem aberto. A professora já mandou toneladas de dever de casa e leituras, mas a aula dela é a minha preferida por enquanto, porque ela foi a mais animada até agora! Ela fez umas dinâmicas que aproximaram mais a turma e sei lá, foram divertidas. As outras aulas, nessa primeira semana, tem sido legais mas muito "frias", sabe, porque ninguém se conhece direito ainda. Essa professora fez umas brincadeiras pra gente se conhecer etc que foram meio estranhas no início ("ah, não, dinâmica de grupo?") mas depois foram bem engraçadas. Uma delas era, pra apresentarmos nossos nomes, tínhamos que ir pro centro da roda, falar o nome, fazer um gesto e falar uma palavra que começasse com a mesma letra do nome. Os outros deviam imitar o gesto e repetir o nome e a palavra. Ajudou muito a guardar o nome dos coleguinhas! :D O que é legal, porque essa aula ocorre duas vezes por semana, então são as pessoas que eu mais vou ver.

Essa disciplina também tem um blog que é nosso meio de comunicação. Estamos com alguns textos pra ler,  e um deles que já estou lendo é um livro chamado Flatland, que parece ser uma viagem muito louca, mas muuuito interessante! Hoje ela mostrou uns artistas bem interessantes. Gostei muito desse vídeo de um cara chamado George Reil:


FINE COLLECTION OF CURIOUS SOUND OBJECTS from Georg Reil on Vimeo.


E foi nessa aula, com certeza, que aconteceu a coisa mais marcante da semana - um tour pelos arredores com os olhos vendados, em dupla! O objetivo era despertarmos os outros sentidos na percepção do ambiente. Foi muito interessante! Passei, principalmente, a ouvir muito mais durante a experiência. Fico me perguntando como os cegos sobrevivem nesse mundo louco! Outra coisa engraçada é que me senti menos constrangida quando tava andando de olhos vendados do que quando estava guiando e vendo as outras pessoas olhando pra gente! Hahaha Também é interessante perceber o quão pouco nós usamos nossos outros sentidos!


Space: Core Lab
Essa é a matéria que tô menos empolgada. Ela é de suporte pra Space: Core Studio, e é basicamente oficina de materiais. :P Quando li o syllabus fiquei desanimada, pois já vi várias dessas coisas no primeiro ano da Esdi. Aliás, acho que sou uma das mais velhas (academicamente) da turma! A maioria lá é do segundo ano. A primeira metade vai ter trabalhos de oficina, e a segunda metade vai ser suporte mesmo pros trabalhos de Studio.

Depois da aula fui conversar com o professor (porque ele mesmo pareceu surpreso de eu ter escolhido essa aula tendo feito já tanta coisa de oficina) sobre se eu deveria "desregistrar" da aula ou não... Por um lado, vai ser meio chato rever essas coisas, por outro vai ser bom ter uma aula onde eu possa ter suporte pra meus projetos de Studio, que sabe-se-lá-o-que-eu-vou-inventar. Não tô mais na vibe de ficar fazendo escultura de papel porque tivemos Metodologia Visual pra isso, mas por outro lado se eu inventar algo mirabolante pra Studio, vou precisar saber usar a oficina de lá, saber onde ficam as coisas, quais são os recursos, quais são os nomes das ferramentas e materiais em inglês... xD Esse professor também saca de physical computing, aliás. E ele opera a laser-cutter do laboratório de Art, Media and Technologies. O professor falou que era "up to me" decidir, que como eu não vou me formar lá não preciso me preocupar com as regras de ter que fazer Studio e Lab juntas, mas que é um bom espaço pra eu trabalhar...

Fui conversar com a professora de Studio e ela disse praticamente a mesma coisa, então acho que vou continuar nessa matéria... Sei que pode ser meio chato, mas se eu acabar inventando algo mirabolante e muito físico pra Studio, eu vou ficar muito ferrada pra conseguir concretizar se não estiver nessa matéria.

E o professor também foi muito legal, e se parece muito fisicamente com o DP, meu ex-chefe na YDreams! Hahaha! Pelo menos eu achei.


Creative Computing
Essa matéria vai ser bem legal, vamos aprender Processing basicamente! :D E também vamos fazer alguma coisa de arduino. O primeiro dever de casa, além de ler os 3 primeiros capítulos de Getting Started With Processing, é fazer um desenho num papel, e numa outra folha escrever instruções sobre como reproduzir esse desenho. As folhas de instruções serão trocadas e vamos fazer os desenhos uns dos outros e ver se fica parecido! Ou seja, estamos nos colocando no lugar do computador burro que só faz exatamente o que a gente mandar! xD Achei bem interessante esse jeito tão "manual" de começar a aprender código!


Coisas gerais sobre as aulas:

  • Estou achando muito legal que as pessoas REALMENTE participam da aula! É bem legal. É um ambiente que puxa pra cima, sabe?! As pessoas ficam empenhadas na discussão e contribuem pra aula.
  • Eu não estou pegando nenhuma matéria com a Renata (minha nova brazilian friend que veio também pra Parsons via CsF), o que acho que é bom, porque no fim do semestre podemos trocar figurinha e indicar matérias uma pra outra!
  • Estou curtindo esses métodos alternativos de ensino usando blogs etc. Acho que é um jeito bem fácil e acessível pros alunos contribuirem e se informarem das datas, etc.
  • Todos os professores entregam um syllabus no início do semestre (tipo uma sinopse!). Alguns são mais simples, mas a maioria tem até as datas de entregas do trabalho, tudo planejadinho! (Claro que sujeito a leves mudanças). Adoro planejamento! *_* /controlfreak
  • Na Parsons, a maioria dos computadores são Mac! Bleee :( Fico perdida.
  • MUITO. DEVER. DE CASA. TODA SEMANA. Inclusive várias leituras e textos críticos, coisa que não fazemos muito na Esdi, então tenho que reacostumar... 


Vida no campus

A vida de alojamento tá tranquila por enquanto, fora algum probleminha ou outro. O quarto é bem confortável e tenho dormido que nem uma pedra. Eu só queria que ele fosse mais claro, mas se eu quiser ler, posso ir pra sala de estudos lá no subsolo do prédio. Eu fui lá ontem e é ótimo pra se concentrar!

Não sei se já falei, mas lavei roupa outro dia e acho que MÁQUINA DE SECAR É UMA COISA MARAVILHOSA, OK? Nunca tinha usado uma. É lindo! *_* A roupa sai quentinha e cheirosa, dá vontade de vestir todas!!! [Ok, sou estranha.]

Mas custa $1.25 pra cada rodada de máquina e pra cada rodada na secadora. Ou seja, lavando coloridas e brancas separadas, e secando tudo junto, gasto $3.75. Não é muito se parar pra pensar, mas é bem mais do que eu esperava - porque eu achei que era de graça! xD Fazer tudo (separar a roupa, lavar, secar e dobrar) demora umas 2h30! =P Pelo menos não precisa passar roupa! YAY! Sou um desastre QUANDO me arrisco a passar. =S

Anteontem à noite o alarme do incêndio do prédio disparou. Tivemos que evacuar o prédio e ficar lá fora na rua esperando os bombeiros saírem. Acho que não foi nada sério, alguém queimou alguma coisa no 6o andar. As roommates me disseram que uma vez alguém queimou um bagel e todo mundo teve que sair do prédio... Hahaha

Ah, essa semana fiz yoga. É de graça aqui, os horários são meio ruins pra mim porque fica muito corrido, mas vou tentar. Fiquei morta e toda doída, e olha que a aula nem chegou perto do que eu costumava aguentar quando fazia... Ahahaha


Comida

Gente, eu sou gordinha, preciso falar sobre comida em todos os posts!

Sério, a comida aqui é muito tosca. =P Mas talvez seja com pra eu aprender a "comer pra viver" e não "viver pra comer"... Hahaha (Tentando pensar positivo!) Os refeitórios da Parsons tem umas boas opções, mas eu normalmente não entendo o que são os pratos e fico com medinho de experimentar (fresca!). Tipo, tem uns nomes como "Chicken Lo Mein". E eu lá vou saber que que é isso?! XD Mas acabo comendo uns sanduíches caprichados. Os sucos da geladeirinha são horríveis!

O problema (descobri hoje) é que só servem almoço a partir das 11:30. O que é ruim pro dia que eu tenho aula 12:00, mas tudo bem, é um só. Masssss, eles fecham às 6h da tarde! =/ A outra coisa ruim é que os cartões de alimentação só vem com $275 dólares por semestre, o que não dá pra 3 refeições por dia. Será que o IIE recarrega meu cartão?


Sanduiche DILIÇA! (E enorme.) Roast beef + american cheese + alface. Esse pão se chama pumpernickel. Eu achei lindo à distância mas não sabia o nome. Por sorte, o cara na minha frente pediu esse! (Metade do meu tempo nos lugares é observando as pessoas pra aprender como elas fazem.)


Achei hilário esse "all natural" na embalagem. COME ON! Não mente pra mim, amiguinho.

Um dia tentei ir no Trader Joe's, que é tipo o supermercado "barato" daqui, mas tinha fila PRA ENTRAR. Vocês já viram fila PRA ENTRAR NO SUPERMERCADO?? /histérica
Bom, fui ontem, mais cedo do que tentei no outro dia, mas tinha uma fila enorme dentro. Aff! =/
Comprei umas comidas de microondas pra emergências. Uma delas se chama "Taquitos", que são tacos pequenininhos de feijão com queijo congelados. Comi ontem, é razoável, mas deve ficar melhor no forno de verdade, só que demora. =P

Meu café da manhã tem sido cereal (um bonzão com gosto de canela *_*) com leite. E hoje eu adicionei banana a esse prato! xD Como feliz da vida! Hahaha

Acho que a melhor opção pra eu comer fora vai ser o Chipotle, que é o mexicano que falei no outro dia, porque tem carne e feijão, embora (bem) mais apimentado...

Enquanto escrevo esse texto, minha roommate me deu um macaroni, que é um trequinho colorido e doce, é gostoso, mas é muuuuito doce!!!


Inglês

Às vezes é difícil entender o que as pessoas falam, quando os ambientes estão barulhentos, elas estão longe ou falam baixo... Mas sinto que meu inglês está melhorando, principalmente nos tropeços na hora de falar. Às vezes as palavras me fogem e eu me sinto meio idiota, mas outras vezes percebo que to igual uma matraca falando sem tropeçar, o que é bom! Hahaha Acho que minha pronúncia está melhorando também. Eu sempre adorei falar inglês, mais do que português, não sei porquê. Hahaha

Tem vários intercambistas na Parsons, a maioria coreanos. Alguns já moram aqui há mais tempo e mesmo assim é tão difícil entender o que eles falam! Fico pensando se eles entendem o que os professores falam, por exemplo - embora alguns tenham me surpreendido com a escrita nos blogs! Bom, só sei que estou dando graças a Deus por os meus pais terem me colocado na Cultura Inglesa aos 8 anos de idade! XD E falar inglês o tempo todo me dá saudades daquela época, das aulas com a Keiko, Mara, Mike e Luiz (que foram os que me deram aula por mais tempo na vida)... /momentonostalgia
Se algum deles algum dia entrar aqui e ler isso, fica o recado: THANKS TO YOU I CAN SURVIVE IN NY!!! <3

Bom, acho que chega por hoje, não me vem mais nada em mente pra postar...

Só que vou ver Rent semana que vem, estou com saudades da família, do namorado, dos amigos e do sol!!!

FAMÍLIA: A vovó está lendo meus posts? Alguém ensinou pra ela como entra aqui? Alguém imprime? xD

Beijos and that's all folks!