Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dias 2 e 3!

Bom, como aconteceram muitas coisas ontem e hoje, vou dividir por assunto... Então se você só estiver querendo saber sobre uma coisa específica, pode ignorar os outros sem ficar muito "querido diário"!

Parsons

Bom, a Parsons é linda, são vários prédios no Greenwich Village (e a School of Fashion é mais pra Midtown), todos relativamente próximos. Ontem fiz meu check-in de International Student e na sala desse escritório tinha várias folhas dando dicas de lojas de compras de inverno, supermercados, farmácias, como abrir conta em banco etc.

Encontrei lá com a Renata (colega da PUC-Rio que também passou pra Parsons pelo CsF) e fomos pra palestra e prova de inglês pros estudantes que não tem o inglês como língua nativa, que foi bem tranquila. Hoje peguei o resultado e não vou precisar fazer aula de inglês obrigatória! :D



Pegamos nossos ID Cards, foi muito rápido! Foi só mostrarmos nosso passaporte e preenchermos um formuláriozinho e em 2 minutos nosso cartão magnético tava pronto com foto e tudo! Ficadica, Uerj!!! Esse cartão nos dá acesso às instalações da faculdade, aos laboratórios de informática, contas de impressão e carrega nossas informações sobre Meal Plan, sobre o qual não vou falar muito porque ainda tenho minhas dúvidas...

Ontem também ocorreram algumas atividades pros estudantes internacionais - umas palestras, umas brincadeiras e depois um comes e bebes hahaha! A Parsons é a faculdade que tem mais estudantes estrangeiros nos EUA! (Foi o que eles disseram) Realmente, a estrutura deles pra receber é incrível! Recebemos uma mochila tipo saco, um material com as datas das atividades de recepção e, o mais legal - uma agenda na qual toda a primeira metade é cheia dos endereços e telefones de todos os escritórios da Parsons, contatos de advisors etc...! O engraçado é que a agenda começa em julho (de 2011!) hahaha

Hoje, mais algumas atividades de orientação (para todos os estudantes novos, intercambistas ou não) e uma recepçãozinha com comida e bebida de novo, que tinha umas frutas e legumes fatiados que comi sem nem saber o que eram... Mas achei a recepção meio chata porque não tinha lugar pra sentar e não achei nenhum estudante de Design and Technology (mas também estava muito cansada pra procurar direito). Por enquanto, passo a maior parte do tempo na Parsons com a Renata, até porque a gente fica se dando dicas de lugares e processos e coisas que precisamos fazer e resolver. Acho que os contatos com os americanos e outros estrangeiros mesmo vão ser melhores quando começarem as aulas e acharmos pessoas com os mesmos interesses. Por enquanto, as conversas são muito superficiais, ninguém entendendo o nome um do outro, perguntando sobre o que está achando do frio e em que programa está matriculado...

Numa das orientações, a moça muito engraçada do Student Health Services falou que tem várias atividades anti-estresse lá, como acupuntura e acupressure (aquele negócio de só apertar a orelha), meditação e até psicólogos pros momentos de surto total, homesickness etc, hahaha! Pressinto umas idas lá!

Outra coisa interessante é que a Parsons organiza atividades extra-curriculares como visita a museus, exposições etc. Acho que é no esquema excursão, com preços mais baratos. DISSERAM QUE PODEMOS CONSEGUIR VER PEÇAS DA BROADWAY POR $20 A $50 OMG *___*

Caham... Enfim... xD

Conheci um dos Computer Labs, esse da galera de Art, Media and Technology, e é muito sinistro! Muitos Macs com telas enormes, e tinha até um Cintiq, aqueles computador-tablet-gigantesco-que-você-desenha-na-própria-tela! A advisor disse que tem máquina de corte a laser, impressora 3D...

Finalmente consegui abrir meu quarto no alojamento! A rua é um pouco deserta, mas acho que consigo um caminho um pouco melhor do que o que tenho feito, vou testar... Preciso ainda comprar edredom, travesseiro, essas coisas. PREGUIÇAAA! No alojamento tem academia, lavanderia,sala de Music Practice  e um lounge no qual acho que fazem atividades de videogame, filmes etc!

A Parsons é um mundo gigante! E estou gostando muito do modo deles de pensar, e os métodos da escola e mesmo as regras. Acho que não vou ter problemas em me ambientar no meio acadêmico americano porque eu sou nerd caxias então tá tudo certo. Já levo as coisas naturalmente do jeito que eles parecem exigir, porque também acredito nelas há tempos. Eles levam muito a sério as questões de presença em sala, entrega de trabalhos nos prazos e integridade acadêmica (leia-se: punição para plágio).


Comida


Comida aqui é muitoooo cara! Acho que não vou engordar porque vou passar fomeeee T~T
(Ou, vou engordar porque as coisas baratas são as mais junk).

Ontem eu e mamãe tomamos um café da manhã superfaturado no lugar que a moça do hotel indicou, caro demais. No almoço, estava chovendo, então eu e Renata entramos num restaurantezinho de Tacos que vimos no caminho. Pareciam baratos (coisa de $2.50), mas eram minúsculos! =( Pelo menos enganou a fome.

Ontem eu e minha mãe jantamos pizza num restaurantezinho dentro da Macy's, e foi não muito caro e gostoso. Esqueci o nome do lugar... Hoje tomamos café no Starbucks (salvação!) e almoçamos no Wendy's. Gostei, é melhor que McDonald's (não tem aquele gosto de papel paraná como o Demian fala), mas é junk. Não é pra acostumar!

De noite, já cansadas, achamos que todos os restaurantes tinham cara de muito caros, e os mais baratos eram junk, então fomos no Whole Foods Market e compramos uns pães e coisas assim pra lanchar no hotel, mas tudo muito caro! E as coisas mesmo da prateleira ficam geladas por causa desse frio! Usamos o aquecedor do hotel como forno... Hahahaha

Acho que se você pensar em termos de dólar nem seja tão caro, o negócio é converter pra real. O que eu quero dizer é que talvez os salários aqui sejam de tal modo que pagar $4 num suco de tangerina ruim e artificial seja barato, mas pra gente que recebe em reais e na verdade está pagando mais ou menos R$8, é caríssimo!!!

Acho que acostumar com a comida vai ser um dos maiores problemas, eu não fico nem com fome porque essas comidas não me apetecem, é tudo muito gordo e artificial, além de caro. Espero que os refeitórios da Parsons sejam bons!


Clima


Aqui está bem frio. Estando bem agasalhado não tem muito problema na maior parte do tempo, mas às vezes bate um vento gelado que chega a doer! Hoje comprei um earmuff, quase igual ao da foto que postei outro dia! É tipo o earmuff da Barbie! HAHAHA /gay

É um saco ficar tirando e colocando casaco o tempo todo, porque na rua é congelante, mas nos ambientes é quente. É uma aeróbica! Não dá pra andar carregado pela cidade (com bolsas, sacolas etc) se você ainda está planejando entrar em lojas restaurantes etc, porque você ainda tem que ficar tirando as camadas de roupa e não tem mão pra fazer as coisas (exemplo bobo, mas como você lava a mão no banheiro tendo que segurar bolsa, casaco e sacola?).

O meu rosto tá queimado de frio, tá bem vermelho e doendo, tenho que usar alguma proteção (filtro solar ou hidratante). Minha pele tá estranhando muito! Parece que essa semana neva.


Compras


Por causa do frio, as primeiras compras foram de casacos e camisetas de manga comprida. Na maior parte do tempo em que estou na Parsons, mina mãe vasculha algumas coisas por aí! Hahaha

Os achados de casacos foram obviamente na Macy's (eba, agora estou entre um dos 8437598375 blogs sobre viagem que indicam a Macy's pra comprar roupas de frio). Não ligo pra marcas, mas compramos um casacão Calvin Klein (uiii) por $129 dólares, ÓTIMO!!!! Ele tem um zilhão de bolsos e é super quentinho e leve. O casaco que a tia Leti tinha me emprestado é ótimo, mas é muito pesado e eu ficava muito cansada ao fim do dia! XD Compramos também um roxo (não muito comprido) e um branco, não sei de que marca, mas foram, respectivamente $49 e $89, acho. Os casacos ficam no último andar da Macy's, e tem desconto pra estrangeiro! Basta levar o passaporte.

Ainda na Macy's, compramos uma calça jeans da Levi's pra mim por $20. =O Usei hoje, e é muito confortável. Aliás, a Macy's é engraçada, é como se fosse um shopping, porque tem várias lojas e cada uma tem seu caixa, mas fica tudo exposto, sem divisões com nenhuma parede, só com sinalização. E lá dentro tem lugares pra comer também! Obviamente tem Starbucks. Haha!

Hoje abri conta num banco e comprei um celular na T-Mobile, estou muito feliz com a compra, hehe! Acho que valeu a pena! E ainda por cima me livrei de duas coisas que estavam pesando na minha consciência e na minha agenda... Agora falta terminar de comprar as coisas de casa e um notebook. Destino: Best Buy!!!

Minha mãe achou uma loja chamada Container Store, que estou louca pra ver. É só de coisas de organização: caixas, pastas, malas, armários, gaveteiros etc. Vai ser muito útil!!


Andando, se virando e conversando

Estou me acostumando a andar em Nova York. O esquema numérico das ruas é muito prático! Fica bem fácil de entender. Quando coloca alguma rua com nome, aí eu já me embolo. As avenidas cortam Manhattam de cima a baixo e tem números como 1st, 2nd, 3rd Avenue... As ruas tem números também, mas são Street (12th St., 13th St.). A 5ª avenida é a mais importante, porque divide a numeração das ruas em East e West. Ou seja, por exemplo, a rua 14th West é da 5ª pra esquerda e a 14th East é pra direita. E é a partir da 5ª que os números crescem. Nos lados East, quanto maior o número, mais pra direita no mapa, por exemplo.


O inglês não está sendo uma barreira. Não estou tendo problemas pra entender o que as pessoas falam, especialmente se conversando diretamente com elas. Já em lugares mais barulhentos ou mais rápidos (exemplo: fast-foods), tem coisas que são muito difíceis de entender! Mas, se entreouço uma conversa na rua, não consigo entender de primeira ou pegar os trechos. Isso é difícil!

O atendimento nas lojas, em geral, é muito bom, salvo algumas exceções. Mas, até agora, encontrei mais pessoas simpáticas e atenciosas do que pessoas que não estão nem aí. Quando eles percebem que não somos americanos (ou seja, provavelmente desde que entramos na porta da loja), acho que diminuem a velocidade da fala e não esperam que a gente saque de primeira o que está acontecendo e às vezes são até bem óbvios. O cara da Wendy's, após perguntar se era pra viagem umas 2 vezes e eu não entender, perguntou: EAT HERE OR EAT OUTSIDE? com todas as letras e gestos. Hahahaha
Estou falando de comércio e serviços,  não da Parsons - lá, todo mundo é muito atencioso e preparado pra receber os gringos perdidos! :)


Random

  • As lojas, bancos etc têm portas muito pesadas, sempre com uma antecâmara (ou seja, porta, espaço quentinho, mais porta!). Se elas têm barras de metal, não empurre sem luvas! Muito gelado!! A maioria das portas são abertas puxando pra fora, e não empurrando, o que eu acho um pouco esquisito!
  • Existem sacos de dormir pros carrinhos de bebê, então ficam aqueles bebês todos encobertos em mantas etc e nesse saco. Acho engraçado e fico com peninha dos coitadinhos nesse frio!!
  • Como todo mundo tem que colocar todas as roupas ao mesmo tempo, as pessoas usam combinações engraçadas e não estão nem aí! Curto muito!
  • Vende-se nas ruas (em camelôs) touquinhas de animais, acho hilário! E tem adulto que usa! Também curti.
  • Na frente de um dos auditórios da Parsons tem uma tela com um contador de presença que mostra quantos lugares ainda estão disponíveis. Creio que tenha em mais auditórios!
  • Não precisei digitar senha no cartão de débito do banco quando fui testar. Achei tenso.
  • Pra pagar a conta do celular, tenho que ir na loja e usar um terminal de auto-atendimento (mas acho que posso pagar pela internet também).
  • Todos na Parsons (os advisors e diretores) parecem muito apaixonado pelo lugar que trabalha e pelo que faz. Acho lindo!
  • Tem uma obra da New School ali pela 14th St. O que será que vai sair?
  • Os cremes que a American Airlines deu na necessaire fedem muito!!
  • Sabe o que tem aqui no quarto? Kit Kat! *_*
  • Estou achando os programas de TV que deixo aqui em 'background' muito chatos. O jeitos dos repórteres e entrevistadores falarem é meio monótono e tem várias vozes chatas. E é muito difícil entender sem legenda, às vezes. Preciso acostumar!
  • As propagandas, tanto na TV quanto no metrô, são muito apelativas e dramáticas. Acho engraçado mas meio preocupante...
  • Tem muita gente bonita e elegante na rua! Tem umas moças chiquerésimas com aquelas roupas de inverno lindas - no inverno fica todo mundo mais composto, né?! Vou copiar. Na Macy's. *pechincheira*
  • Os refrigerantes dos restaurantes são imensoooos! Pedimos o Large uma vez e devia ter mais de 1 litro! Hoje pedimos o Small no Wendy's e juro que tinha uns 500 ml!
  • Amem a comida do Brasil, suco feito de fruta de verdade...
  • Não sei porquê, mas me sinto com o rosto muito sujo quando chego da rua. Não me parece muito poluído, mas me sinto suja e doida pra tomar banho. Não achei que fosse tomar 2 banhos por dia nesse frio!
  • Meu nariz sangra por dentro, mas fica seco. É horrível!
  • Surpreendentemente, NY tem muito, mas MUITO menos trânsito de carros do que eu pensava! Fiquei muito impressionada.
  • O Greenwich Village lembra Ipanema/Leblon.
  • Todos os cachorros usam roupa!
  • Na rua 13 tem uma academia de cachorros! Hahaha!
  • Nas lojas, tocam músicas boas como Florence, Adele, Maroon 5...
  • O esquema de caixas da Whole Foods Market é muito legal! São várias filas diferentes identificadas por cor, e tem uma tela com as faixas de cada cor... Daí aparece o número do próximo caixa em uma das faixas de cor. Assim, não fica uma fila quilométrica e sim várias filas menores, mas não uma pra cada caixa específico! Ficadica Supermercado Extra!

Chega por hoje né?

Saudades dos amigos e da família. <3
Beijosmeliga na T-Mobile