Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

TOEFL iBT

Como já falei num post anterior, para a inscrição no Ciência sem Fronteiras eu fiz o TOEFL IBT. IBT quer dizer que ele é todo feito no computador (internet-based test).
Vou falar um pouquinho da prova pros curiosos!

A preparação
Eu também já falei isso antes, mas repito: é essencial fazer simulado dessa prova antes de fazer a que é pra valer! É pra se acostumar com o sistema e a interface mesmo. Você pode fazer isso comprando no site do TOEFL e/ou fazendo o que eles disponibilizam grátis após a inscrição.

A Chegada
Ao chegar, os funcionários confirmam seus dados com seus documentos e tiram uma foto sua que vai sair no certificado. Depois, dão orientações sobre a prova e pedem que se assine um documento atestando que guardará confidencialidade sobre o conteúdo das questões da prova. Por isso, o que vou falar aqui não é novidade pra ninguém, são coisas que você pode encontrar no site do TOEFL e que já dá pra perceber com os simulados - eu, pelo menos, já fui sabendo de tudo que vou falar abaixo!

Cada parte da prova vale 30 pontos, somando 120 pontos no total.



Reading
O Reading é a primeira parte da prova, e é todo feito de questões de múltipla escolha. Existem Readings mais longos e outros mais curtos. Eu peguei uma prova que tinha 5 textos no Reading!!! É muito cansativo e te dá logo um choque de tristeza, hahaha!
Os textos são longuíssimos. O primeiro foi o mais difícil e depois foi ficando mais fácil. Os temas normalmente são meio chatos (eu achei)... Envolvem coisas como história natural, evolução... Parece que é o Ross que escolhe os textos!
O grande problema é o tempo. São em média 20min por texto (leitura e resposta das perguntas)!
Durante as perguntas, o texto fica o tempo todo do lado aberto, então você acaba relendo muitas vezes os parágrafos isolados. Por isso, não tente entender o texto todo minuciosamente na primeira lida porque depois não dá tempo. Você vai acabar relendo várias vezes mesmo...
Se não souber a resposta, avance pra próxima, e volte à em branco pra revisá-la (ou chutá-la) depois... Mais vale um pássaro na mão do que dois voando! =P [momento do ditado clichê]

Listening
Pra mim, o Listening foi a parte mais fácil. As conversas são muito claras (ao contrário do CAE, que quando eu fiz, o Listening era nada mais, nada menos do que um jamaicano maratonista recém-campeão de corrida, falando inglês com sotaque e ofegante! Todo mundo que estava na sala fazendo prova se entreolhou com aquela cara de WHATTHEHELL?!?!?!?!?!?!?).
Tem algumas conversas corriqueiras e outras partes que são lectures sobre temas a la Ross.
Os funcionários dão papel e lápis à vontade pra anotarmos o que quisermos durante o Listening!


Speaking
Depois de uma pausa de uns 15min após o Listening, vem a parte do Speaking. É a mais chata, sem dúvida, não tanto pelos temas mas pela pressão! Você fica na sala com os outros candidatos e fica cada um falando ao mesmo tempo em seu headset! É muito esquisito. Acho que isso é uma medida para assegurar que sua prova será bem avaliada, vários avaliadores podem ouvir sua gravação, enquanto no modelo de prova que é tipo entrevista, somente uma pessoa ou duas avaliam, né?
Após a pergunta, eles falam assim: "você tem X segundos para preparar sua resposta... BIIIIIIP". Aí você passa esses X segundos surtando sobre o fato de X segundos não serem suficientes para formular uma resposta. Como disse meu namorado, "nesse tempo não consigo formar uma opinião sobre nada nem em português, quanto mais em inglês!". Concordo em gênero, número e grau! XD
Depois... "vc tem X segundos para falar sua resposta. BIIIIIIIIIIIIIP".
Socorro!

Writing
O Writing é tranquilo, ao fazer os simulados já dá pra perceber um padrão de questões... É um Writing mais curtinho e um mais longo. Sem mistérios. E tem um contador de palavras lindinho pra gente não se perder ou ter que ficar contando palavras manualmente (ah, meus tempos de Cultura Inglesa... Contagem de palavras anotada do lado de cada linha, à lápis...).
Quando acabar o Writing, pode ir embora!

Resultado
O resultado demora 2 semanas pra sair online (mas o meu demorou uma só!), e depois chega por correio umas 4 semanas após a prova. O meu demorou mais que isso por causa da greve dos Correios que teve na época! O TOEFL é válido por 2 anos apenas...
Para o Ciência Sem Fronteias, você tem que, na inscrição no TOEFL, pedir que uma cópia seja enviada diretamente ao IIE. Isso tem nas instruções no link que mandei no post anterior! ;)

Beijos!