Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Inscrição no Ciência sem Fronteiras - parte 2: Inscrição via Capes

Seguindo as dicas sobre inscrição agora vou falar mais detalhadamente sobre a Inscrição pela Capes!
Lembrando que acho que algumas coisas mudaram desde a minha inscrição até essa que está ocorrendo agora, mas dei uma lida no cronograma dessa próxima e vou tentar escrever numa ordem que faça sentido... Porque eu fiz tudo ao mesmo tempo! xD

0. Leia o edital!
Edital do CsF da chamada para EUA

1. Inscrição no formulário da Capes
Inscrição online no site do Ciência Sem Fronteiras.
Essa inscrição é bem simples, sem muito estresse, pedindo apenas alguns documentos simples, acho que histórico escolar, certificado de algum prêmio como Olimpíada de Matemática ou premiação em Iniciação Científica, se tiver. Na inscrição pra minha chamada, tinha que enviar boletim do ENEM também, mas não sei se agora ainda tem. Lá você coloca a data em que fará o TOEFL.
Você pode começar sua inscrição, salvar e alterar dados depois.
Se não me engano, essa parte da inscrição, pra próxima chamada, é até 15 de janeiro.
Ah! Você tem que homologar sua candidatura junto à Universidade, pra isso procure algum Departamento de Cooperação Internacional ou algo do gênero.



2. Vá providenciando seu passaporte, se não tiver.
Agendamento pelo site da Polícia Federal. É necessário pagar uma taxa e levar vários documentos (listados no site - alguns que não estão sempre à mão, como título de eleitor e certificado de reservista pros meninos).

3. Vá providenciando o TOEFL, se não tiver.
Vou falar mais sobre o TOEFL depois! A data limite para fazer acho que é dia 16 de fevereiro (me corrijam se eu estiver errada!). Você pode comprar a prova aqui no site do TOEFL. É super tranquilo.
Tem o TOEFL IBT (internet-based test - prova toda no computador) e o PBT (paper-based test). Eu fiz o IBT, que custa a facadinha de US$240 (mas acho que depois rolou um desconto pra galera do CsF?). Depois deixaram fazer o TOEFL PBT e até o IELTS também... Mas verifiquem se esses também serão aceitos nessa chamada!

Um pouquinho sobre o TOEFL IBT:
No site, após registrar-se e clicar em "order test", você vai ver as datas disponíveis na sua cidade e arredores. Atenção galera do Rio, já esgotou por aqui dentro dessa data, agora só tem em Barra Mansa ou Macaé!
Aconselho a comprar o TOEFL Prep Pack (US$64) também. Vem com um e-book, que eu sinceramente nem tive tempo de abrir porque fiz a prova duas semanas depois de me inscrever, mas o melhor - uma senha para acesso ao TOEFL Practice para fazer um simulado bem fiel à prova. Atenção: esse acesso é uma vez só! Então quando for gastá-lo, certifique-se de estar em boas condições de tempo e de concentração pra não despediçar! Mas, se não quiser comprar, dá pra achar por aí simulados "offline", mas que não são TÃO fiéis - acho que não tinha cronômetro...
Na hora de se registrar, coloque pra enviar uma cópia dos seus scores pro IIE (cód. 2326). Você vai ver isso recomendado no link que vou falar na seção abaixo!

4. Inscrição no IIE via CommonApp
Me parece que esse ano só vai se inscrever no IIE quem for pré-selecionado pela Capes, o que não aconteceu na primeira chamada. Acho que faz sentido, porque fica penoso pros candidatos e penoso pro povo do IIE que vai receber candidaturas que serão descartadas...
A inscrição do IIE, pelo cronograma do edital novo, tem 4 dias pra ser feita - o que é IMPOSSÍVEL!!!

Essa inscrição é feita através de um site chamado Common Application, ou CommonApp. Esse site gerencia applications tanto de estudantes americanos recém-formados em high school ou intercambistas como nós!
Siga este link que o pessoal lindo do IIE preparou, que tem as instruções, aí não tem erro! Não sei se ainda vai mudar alguma coisa até lá, mas eu se fosse vocês já entrava e lia logo pra ter noção das coisas que vão precisar.

Vocês vão ver que em determinadas partes são necessárias duas redações grandes (com temas como seus objetivos de estudo / seus objetivos ao voltar pro Brasil), e documentos como cartas de recomendação de professores e carta do diretor/coordenador (por meio de formulários já prontos), histórico escolar traduzido (no nosso caso, não precisou ser juramentado, mas acho que foi só pela pressa mesmo que se abriu a exceção)... Enfim, é uma papelada que dá um trabalho!! 4 dias é impossível pra ser pego de surpresa.

5. Cruzar os dedinhos!
Feito isso, o IIE depois entra em contato pra te contar pra qual faculdade você vai! Como eu disse no outro post, é pegar ou largar! E daí receberão instruções pro visto, pros contratos etc. Mas isso já é outra história... :)

Espero ter ajudado um pouquinho. Próximo post: TOEFL!