Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Inscrição no Ciência sem Fronteiras - parte I: Capes ou CNPq?

Estou indo viajar na "primeira leva" do programa Ciência sem Fronteiras. Isso é muito legal por um lado, por essa coisa de "hohoho somos pioneiros yeah!", mas por outro, o processo de inscrição foi muito sofrido - normal, já que como o programa era novo, quase ninguém sabia de como estava tudo funcionando direito. E, além de ser novo, foi feito muito rápido.

Eu gostaria muito de ter tido uma ajudinha pra lidar com todo esse processo, então vou explicar aqui o básico de como foi o processo de inscrição - mas tenham em mente que o site mudou depois que encerraram as inscrições da primeira chamada, quando eu me inscrevi era diferente, pode ser que tenha mudado alguma coisa.

Então, vamos para a primeira grande questão...


Isso tem a ver com Capes ou CNPq?

Com os dois. O Ciência sem Fronteiras é um programa que tem duas vias:

Inscrição pela Capes
É realizada através das "chamadas públicas". Na primeira, só teve pra EUA, mas dia 13 a Dilma lançou outra pra EUA e as primeiras pro Reino Unido, França, Itália e Alemanha.

É o que chamam de inscrição individual e funciona basicamente assim (para os EUA, para outros países não sei como é!):
* Inscrição na Capes através de formulário online;
* Homologação da inscrição na Capes pela reitoria ou subreitoria através de um departamento responsável na sua universidade (Departamento de Cooperação Internacional, na UERJ);
* Inscrição no IIE (Institute of International Education), através de um site chamado CommonApp - longuíssima, depois eu conto.

Exige TOEFL ou IELTS, mas não Iniciação Científica.

Seleção:
O IIE, através do CommonApp, envia seu application para várias universidades nos EUA. Uma delas vai te aceitar, e o IIE te dirá ao final para qual você vai. O aluno não tem opção de escolha - é pegar ou largar. Se não gostar da universidade indicada, não tem "ah, não quero essa, me dá outra?". No meu caso, a faculdade que me escolheu foi justamente a que eu mais queria! :)

Nos próximos posts, vou falar melhor sobre a inscrição pela Capes, que tem vários detalhes!


Inscrição pelo CNPq
Fui pega meio de surpresa por essa. O site do DCI da UERJ divulgou um edital lá, que não tinha a ver com a chamada da Capes.

É a chamada inscrição por meio da IES (IES = Instituição de Ensino Superior). Cada faculdade tem uma cota. A UERJ tinha 50 vagas, mas acho que teve menos candidato do que vaga.
* Preenchimento de formulários de inscrição do DCI;
* Carta do orientador (tem o modelo no site) atestando proficiência do aluno no idioma.

É necessário ter tido Iniciação Científica, e embora não tenham pedido TOEFL a princípio, agora pediram...

Seleção:
No formulário de inscrição, o aluno indica suas 3 opções de universidade de destino. Não tem a ver com as chamadas pros países, então pode colocar qualquer uma da lista do site do Ciência sem Fronteiras (pode colocar outras também, mas fui aconselhada a gastar somente uma das opções com faculdade de fora da lista).
Após selecionado pela universidade, o aluno, através de seu orientador, tem que entrar em contato com a Universidade de destino. Como isso demora, o pessoal do CNPq só deve ir no segundo semestre. O meu resultado da Capes saiu antes dessa definição e com uma coisa mais "certa", então me desliguei do processo do CNPq.
Espero que em breve a Diana e o Evee, meus amigos que também passaram pelo CNPq, possam colaborar aqui me contando sobre isso! :)