Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2011

Ciência sem Fronteiras - Visa Day no Rio

Acho que vou furar a fila dos posts (já tenho um sobre inscrições engatilhado!) e postar sobre o Visa Day primeiro, só porque sou copiona e meus coleguinhas blogueiros também postaram sobre o Visa Day em suas cidades (Recife e Brasília).

Foi muito lindo e incrível ter sido organizado esse Visa Day, que ocorreu em algumas capitais. No Rio, foi no dia 19 de dezembro. Nos dias anteriores, recebemos vários e-mails da Capes e do IIE com orientações passo-a-passo para tirar o visto.

Momento "ficadica" - para o visto de estudante:
* Tem que ter um documento chamado DS-2019, emitido pelo IIE. Eles escanearam e mandaram pra gente uma cópia, e depois entregaram o original no próprio Visa Day com a equipe da Capes;
* Com alguns números que constam no DS-2019, preencher o formulário DS-160 neste site, para o visto J-1 (categoria de visto para estudante. Para estudar não serve visto de turismo!);
* Pagar a taxa do visto J-1 no Citibank;
* Pagar a taxa SEVIS, online.


Chegamos no Consulado do Rio de manhã, todo mundo foi dividido em 2 turmas por ordem alfabética que determinavam o horário de chegada.
Fui do primeiro turno. Cheguei de manhã, e tinha uma fila separada para os alunos do CsF. Esperamos um pouquinho e logo entramos, e a primeira coisa foi pegar o DS-2019 original!

Recebemos um kit com uma camiseta, um livro de orientações, um estojo, uma caneta e um guarda-chuva, tudo dentro de uma bolsinha de tnt.
Logo, teve uma palestra de orientação na qual falaram representantes da Capes, do Education USA, e do próprio Consulado (o Cônsul geral e o Cônsul de Imprensa, Educação e Cultura). Todos muito simpáticos e empolgados! :)
Nessa palestra, foram dadas orientações não só sobre a viagem, mas também sobre o meio acadêmico americano e sobre as contas que teremos que prestar à Capes.
Quase chorei várias vezes de emoção! #soudessas
O Cônsul geral falou "minha equipe escreveu um discurso que eu tenho certeza que está lindo, mas eu vou ignorá-lo e falar de coração!"

A parte que mais resume todo o processo pelo qual passamos foi a fala da Rita Moriconi, coordenadora do EducationUSA no Cone Sul:
"Gente... Capes, IIE, 600 alunos e DOIS MESES... É um milagre!!"

Depois das orientações, comemos pizza da Domino's (aposto que encomendadas na querida Domino's da Rua das Marrecas) e bolo! O bolo era fake, daqueles que você abre uma tampa e já tem o bolo embaladinho lá dentro! Mas isso foi tipo, 9h30 da manhã, 10h... hahaha! ("Venha provar meu brunch...")

O Cônsul de Educação pediu pra que colocássemos nossas camisetas pra tirarmos a foto de equipe na escada do lobby, e depois fomos tirar o visto. Daí cada um, conforme tirava, ia embora.

Conheci várias pessoas que vão pra Michigan Technological University (acho), estudantes de engenharia. Fica quase na fronteira com o Canadá, e ouvi uma moça do consulado falando que eles vão pegar 32ºC negativos. MEU DEUS! Parece que a cidade dessa universidade tem 7000 habitantes, sendo que a universidade tem 4000 estudantes... Ou seja..! Faça as contas! hahaha

Todos que me perguntavam pra onde eu ia ficavam muito empolgados ao ouvirem que eu ia pra Nova York. "Uau, que sortuda!!!"

Foi muuuito bom esse dia! Ao contrário do que todo mundo reclama, que tirar visto é um saco, e é difícil, e é demorado, o nosso foi bem divertido, e foi muito legal ver várias pessoas aproximadamente da minha idade lá, passando pela mesma coisa que eu.

Espero que todos aproveitem muito! :)

Ficam aí abaixo alguns vídeos do Visa Day no Rio!

Obrigada aos organizadores por fazerem o processo do visto ser muito mais tranquilo para nós! :)

E, da minha parte, fico muito orgulhosa de fazer parte dessa primeira turma representando os estudantes do Brasil lá fora! Seremos os primeiros de muitos!!!
Como disse o Cônsul, "vocês são pioneiros e os mais brilliantes de sua generação!!"